Informa Luciana Cadé: A Sociedade de Oftalmologia do Ceará (SOC), em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes (regional Ceará) realiza hoje, de 8h30 às 16h, atendimento a pacientes carentes de diabetes. No BNB Clube (Santos Dumont, 3646. Aldeota), será realizado o exame de fundo de olho para detectar possíveis problemas na visão de portadores de diabetes, como a retinopatia diabética. No Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do Estado do Ceará (R. Silva Paulet, 2406. Dionísio Torres), serão promovidos tratamentos (aplicação de laser) de retinopatia diabética em pacientes que já foram diagnosticados, mas estão na fila de espera por esse tratamento.
O diabético tem 20 vezes mais risco de cegueira do que a pessoa que não apresenta a doença. O maior problema de visão decorrente do diabetes é a retinopatia diabética (quando os vasos sangüíneos da retina, parte do olho sensível à luz, são danificados).
No Brasil, há aproximadamente 4,8 milhões de portadores de problemas oftalmológicos causados por diabetes, sendo 200 mil destes casos no Ceará. O paciente portador de diabetes precisa estar atento ao aparecimento de sintomas como o surgimento de manchas escuras que dificultem a visão normal dos objetos ou cegueira (reversível ou irreversível).
Como cuidados, o mais indicado é a prevenção: visitas rotineiras ao endocrinologista e ao oftalmologista.
Comentários
Postar um comentário