O PPS elege neste final de semana, em Fortaleza, a nova Executiva Nacional do partido, que vai conduzir as ações da legenda rumo às eleições de 2010. O encontro no Ceará marca a primeira reunião do novo Diretório Nacional, eleito no último mês de agosto, no Rio de Janeiro, durante o XVI Congresso Nacional do partido. Dirigentes e militantes aproveitarão o evento para aprofundar o debate em torno das estratégias da oposição para o eleição do ano que vem. Principalmente, devido à polêmica em torno da antecipação da campanha eleitoral por parte do presidente Lula, que vem usando eventos governamentais, bancados com dinheiro público, para alavancar a candidatura da ministra Dilma Rousseff.
A reunião acontece hoje, a partir das 18 horas, e amanhã, no Hotel Diogo. O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, vem criticando desde o início do ano a propaganda eleitoral antecipada do governo. "A oposição quer respeito à lei; nós não temos uma candidata ruim para entrar nesse desespero que o governo está", afirma Freire, que nesta semana ingressou com mais uma ação no TSE, junto com o PSDB e o DEM, pedindo a condenação de Lula e Dilma por propaganda eleitoral antecipada."A desfaçatez do governo cria uma certa angústia naqueles que temem por a oposição não estar fazendo o mesmo. Eu defendo a tranqüilidade, a calma, porque nós temos dois excelentes candidatos, entre os quais existe uma ótima relação", disse. Na opinião do presidente do PPS, os pré-candidatos José Serra, governador de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas Gerais, não devem incorrer nas ilegalidades que a oposição critica. Nova Executiva terá papel fundamental em 2010A nova Executiva do PPS, que será eleita para o biênio 2009-2011, terá papel fudamental, junto com as direções do PSDB e do DEM, na condução de todo o processo que culminirá na disputa pela presidência da República. "Até porque o PPS é protagonista da política nacional, no momento em que é um dos articuladores da candidatura de Serra ou Aécio", ressalta Alexandre Pereira, presidente do PPS no Ceará.
Segundo ele, a reunião do Diretório em Fortaleza também vai ajudar o partido a fortalecer o bloco de oposição no estado, que enfrentará o o governador Cid Gomes (PSB), que disputa a reeleição."Esse encontro chegou em boa hora. Já estamos fazendo uma trabalho para 2010 e esse evento fortalece o nosso diretório", afrima Pereira.
No estado, o partido já tem fechada uma aliança com o PR. A expectativa de Pereira é que esse bloco de oposição também atraia o PSDB e o DEM. "As conversas estão adiantada e já trabalhamos com o nome de Roberto Pessoa (prefeito de Maracanaú) para disputar o governo", conta o presidente regional do partido. Pauta da reuniãoAlém da eleição da nova Executiva e do debate sobre 2010, a reunião do Diretório Nacional fará um balanço do XVI Congresso Nacional do Partido e do Projeto Pé na Estrada; e discutirá com a bancada federal assuntos nacionais como o retorno da CPMF (agora batizada de CSS), a exploração do petróleo no pré-sal e a política de reajuste para os aposentados.
PROGRAMAÇÃO
Hoje, 18 horas – Credenciamento
19 horas – Conjuntura Política e balanço do XVI Congresso Nacional
Amanhã
9 horas - Discussão com a bancada federal;1. Pré-Sal2. Taxação do Poupança3. CSS/Nova CPMF4. Aposentados
13 horas – Almoço do confraternização
15 horas – Balanço do Pé na Estrada
17 horas – Eleição da Comissão Executiva Nacional
18 horas – Encerramento
Comentários
Postar um comentário