As eleições de 2010 serão comandadas no Cearé pelo bom caráter desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido. Ele assume a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) com a aposentadoria da desembargadora Gizela Nunes da Costa. O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), desembargador Ernani Barreira vai escolher o vice de Luiz Gerardo. Hoje o Pleno do TRE-CE tem:
Juiz de Direito Haroldo Correia de Oliveira Máximo
Juiz de Direito Mantovanni Colares Cavalcante (Substituto)
Juiz de Direito Emanuel Leite Albuquerque
Juiz Federal Jorge Luis Girão Barreto
Jurista Tarcísio Brilhante de Holanda
Jurista Anastácio Jorge Matos de Sousa Marinho
Procurador Regional Eleitoral Alessander Wilkson Cabral Sales
Secretário Rodrigo Ribeiro Cavalcante.
Juiz de Direito Mantovanni Colares Cavalcante (Substituto)
Juiz de Direito Emanuel Leite Albuquerque
Juiz Federal Jorge Luis Girão Barreto
Jurista Tarcísio Brilhante de Holanda
Jurista Anastácio Jorge Matos de Sousa Marinho
Procurador Regional Eleitoral Alessander Wilkson Cabral Sales
Secretário Rodrigo Ribeiro Cavalcante.
Gizela Nunes da Costa se aposentou ontem por tempo de contribuição. O ato assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargador Ernani Barreira Porto, foi publicado ontem, na página 9 do Diário da Justiça. A desembargadora fez apenas uma declaração a respeito de sua aposentadoria, “cumpri o meu dever”, afirmou.
Natural de Caucaia, Gizela Nunes da Costa graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito, da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1963. Em 1970, bacharelou-se em Administração pela mesma instituição. Cursou também a Universidade Vale do Acaraú (UVA) e a Faculdade de Filosofia Dom José, em Sobral, bacharelando-se em História e Letras, respectivamente.Ingressou na magistratura cearense em 1966, mediante concurso público, sendo nomeada para o cargo de juíza substituta da Comarca de Reriutaba. Três anos depois, foi nomeada juíza de Direito da Comarca de Canindé, passando, depois, pelas comarcas de Quixadá e Sobral. Foi promovida à juíza auxiliar da Capital em 1979 e, posteriormente, juíza titular da 4ª Vara de Família.Exerceu o magistério desde 1975, na UVA, na Faculdade Dom José de Sobral e na Universidade Estadual do Ceará (Uece), onde atualmente é Coordenadora do Núcleo de Ações Integradas da Criança Cearense.
Assumiu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no dia 15 de junho deste ano. A mais recente homenagem pública recebida pela desembargadora foi o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela UVA, no Auditório Central do Campus da Betânia, em Sobral. Gizela Nunes foi escolhida para receber a homenagem por conta das contribuições relevantes prestadas ao Judiciário e ao Ensino Superior cearense, principalmente no município de Sobral. A desembargadora foi estudante do curso de História e Letras da UVA, instituição na qual também lecionou.O título de Honoris causa é concedido a personalidades que tenham prestado importante contribuição a uma instituição de ensino, mesmo não pertencendo a seu quadro funcional. O título é reconhecido mesmo que o agraciado não tenha cursado um doutorado.“Esse título representa muita coisa. É o coroamento da minha vida acadêmica como professora”, declarou a homenageada, que, agora aposentada, vai se dedicar à Academia Brasileira de Hagiologia, da qual é presidenta; à Sociedade Cearense de Geografia e História, à Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno, à Academia Cearense de Hagiologia, à Academia Sobralense de Estudos e Letras, à Academia Fortalezense de Letras, à Academia de Letras de Caucaia e à Sociedade dos Amigos da Casa de Juvenal Galeno (Sajuga).
Comentários
Postar um comentário