A Assembleia Legislativa promove hoje, às 15h, no Plenário de 13 Maio, sessão solene em comemoração ao aniversário de 100 anos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Na ocasião, o diretor geral do órgão, Elias Fernandes Neto, vai receber o Título de Cidadão Cearense. A homenagem foi solicitada pelos deputados Nelson Martins (PT), Dedé Texeira (PT), José Albuquerque (PSB), Professor Teodoro (PSDB), Artur Bruno (PT), Lula Morais (PCdoB) e Manoel Castro (PMDB).
"De 1909 até 1958, o Dnocs foi, praticamente, a única agência governamental federal executora de obras de engenharia na Região a fazer de tudo: construiu açudes, estradas, pontes, portos, ferrovias, hospitais e campos de pouso, implantou redes de energia elétrica e telegráfica, usinas hidrelétricas e foi -até a criação da Sudene - o responsável único pelo socorro às populações flageladas pelas cíclicas secas que assolam a região", lembrou Nelson.
Para ele, "o Dnocs, com seu quadro de profissionais altamente qualificados, nestes 100 anos, contribuiu de maneira decisiva para que a nossa região pudesse se desenvolver, apesar dos continuados períodos de seca".
Conforme Dedé Texeira, as comemorações do centenário de fundação do Dnocs começaram ainda em 2008. "Às vésperas de completar um século de atuação no chamado Polígono das Secas, no Nordeste Setentrional e parte do estado de Minas Gerais, o Dnocs está vinculado ao Ministério de Integração Nacional, ocupando a posição de mais antiga instituição federal com participação efetiva no processo de desenvolvimento econômico do Nordeste", disse o parlamentar.
Teixiera ressaltou ainda que com a instituição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), coube ao órgão a responsabilidade de execução de 14 obras estruturantes, as quais que envolvem recursos superiores a R$ 1 bilhão no biênio 2009/2010."
Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa.
Comentários
Postar um comentário