- Do Terra
- BRUNO DE CASTRO
- Direto de Fortaleza
O deputado federal e possível candidato à Presidência da República pelo PSB, Ciro Gomes, afirmou, na manhã deste sábado, que transferiu seu domicílio eleitoral do Ceará para São Paulo "contra a sua vontade" e para livrar-se de um possível pedido de impugnação vindo dos adversários. As declarações do parlamentar foram dadas em entrevista coletiva concedida na Assembleia Legislativa do Estado especialmente para tratar do assunto.
Ciro disse que estava em Fortaleza (CE) quando foi informado pela Executiva Nacional na última quinta-feira. Segundo ele, três motivos impulsionaram a mudança.
O primeiro - e o mais importante - foi um pedido pessoal feito pelo presidente Lula. "Num encontro que tivemos, ele me disse: 'peço apenas que você examine e deixe todas as portas abertas'", disse o deputado, referindo-se às especulações de uma possível candidatura dele ao governo paulista, que só seria viabilizada com a mudança de domicílio.
Outro motivo foi um entendimento da direção do PSB de que, para se lançar candidato, Ciro precisava aprofundar a relação com São Paulo. O maior Estado brasileiro concentra, sozinho, 22,5% de todo o eleitorado do País e aproximadamente 40% do Produto Interno Bruto (PIB), índices que poderiam mudar os rumos da disputa do próximo ano.
A terceira causa listada pelo parlamentar foi um parecer da assessoria jurídica da legenda elaborada em cima de informações não confirmadas de que uma possível candidatura do PSB à Presidência estaria ameaçada de sofrer um pedido de impugnação.
Ciro atribuiu essa ameaça aos "nossos adversários". Entretanto, não citou nomes. Disse apenas que eles embasariam o pedido no fato do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), ser seu irmão. "Depois de fazer uma consulta a toda a direção, o PSB me determinou isso anteontem. É um gesto contra a minha vontade, embora eu considerasse - e considero - uma decisão correta. Foi uma decisão amadurecida que tomei depois de muito debate", afirmou.
Logo após mudar de domicílio ainda na quinta-feira, ele disse ter voltado para Fortaleza com o que classificou de "sensação de dever moral cumprido". E disse: "me senti no dever de dar essa explicação direta, pessoal, humilde e franca aos cearenses, a quem tudo devo e a quem quero renovar o meu compromisso, esteja onde eu estiver".
Ontem, Ciro havia afirmado, em São Paulo, que transferiu seu título para ter "intimidade" com o Estado. "São Paulo é o maior Estado brasileiro e, para ser candidato a presidente da República, tem que ter intimidade com a expressão que São Paulo tem na economia, na cultura e entre os trabalhadores."
Comentários
Postar um comentário