Cid Gomes (PSB) se reuniu com técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB), para discutir formas de resolver com as áreas de litígio com o Estado do Piauí. Atualmente, cerca de 2,8 mil quilômetros quadrados na divisa entre os dois Estados não está devidamente demarcada.
Durante a reunião, foi apresentada a área de litígio e a demarcação que foi considerada pelo IBGE nos últimos dois Censos para aferir a população da área. Baseado nesses dados, Cid Gomes marcará uma reunião com o governador do Piauí, Wellington Dias, para tentar chegar a um acordo. "É importante para a população e para os municípios que compõem essas áreas, que sejam finalmente demarcadas as fronteiras. Isso facilitará os investimentos e o desenvolvimento da região", afirmou Cid.
Segundo a Constituição do Brasil, promulgada em 1988, as áreas de litígio entre os Estados devem ser resolvidas na base de acordo entre as partes levando em conta, entre outros aspectos, a história administrativa de cada região. "Tanto o Ceará, como o Piauí, querem resolver essas pendências que duram desde 1880, ainda na época do Império", disse o governador.
Informa a Assessoria de Comunicação do Palácio Iracema.
Comentários
Postar um comentário