"O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) se reuniu ontem com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e membro da Academia Fortalezense de Letras, Ubiratan Aguiar, com o secretário da Cultura, Auto Filho, e com diversos escritores cearenses para definir um programa de incentivo a autores do Ceará. Ao todo, o Estado disponibilizará R$3,5 milhões para aquisições, reedições e publicações de obras literárias inéditas de escritores cearenses. Estes livros serão distribuídos para bibliotecas municipais de todos as 184 cidades do Estado. Para o governador, o incentivo à cultura deve sempre dar atenção maior aos autores cearenses. "Este programa não só recuperará parte da história literária do Ceará, como também lançará novos nomes que precisam de apoio para publicar e divulgar seus trabalhos", disse Cid.
"Este é o primeiro programa governamental de apoio aos escritores cearenses que terá tamanha magnitude", afirmou o secretário Auto Filho. "Os autores que tiverem seus livros adquiridos ou publicados, se comprometerão a participar de palestras, seminários e projetos de apoio à leitura em todos os municípios do Estado", ressaltou.
A seleção das obras que serão inseridas neste programa será feita pelo Conselho Editorial de Autores Cearenses (Ceace), que será formado por Barros Pio, da Academia Cearense de Letras, José Augusto Bezerra, do Instituto do Ceará, Mileide Flores, do Fórum Cearense da Literatura, Karine David, da Secult, e Pedro Castelo, da Casa Civil. O Conselho ainda contará com o ministro Ubiratan Aguiar como presidente de honra.
"Vamos revelar, destacar e reconhecer os méritos dos escritores cearenses. A Cultura deve ser sempre incentivada e este projeto terá um papel fundamental para desenvolver ainda mais as qualidades dos autores do Ceará", disse Ubiratan.
Comentários
Postar um comentário