Termina hoje às 17h, a Semana Nacional da Conciliação – Meta 2. O encerramento, segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Cearé acontecerá no hall do Fórum Clóvis Beviláqua. A solenidade terá apresentação da Orquestra Jovem de Fortaleza.
Estarão presentes ao evento o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargador Ernani Barreira Porto; os gestores da Meta 2, desembargadores João Byron de Figueirêdo Frota; José Mário dos Martins Coelho; Nailde Pinheiro Nogueira e o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, Francisco José Martins Câmara.
O balanço final da Semana da Conciliação na Justiça cearense só será divulgado na próxima segunda-feira (21/09), mas boas práticas podem ser destacadas nos quatro primeiros dias do evento.
Na Vara Única da Comarca de Redenção, a juíza titular da unidade, Flávia Pessoa Maciel, se antecipou e já vinha realizando audiências de conciliação de processos da Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde o início de agosto, uma vez por semana. A medida prossegue até o próximo mês de novembro. A Meta 2 do CNJ determina o julgamento, até o fim deste ano, de todos os processos que começaram a tramitar até 2005.
Em Maracanaú, o Juizado Especial Cível e Criminal da quela comarca trabalhou apenas com processos de 2008 e 2009. Isso porque, segundo o juiz Fernando Teles de Paula Lima, todos os processos relativos à Meta 2 já haviam sido julgados.
Na Capital, destaque para a estrutura montada no Escritório de Prática Jurídica (EPJ) da Universidade de Fortaleza, que disponibilizou 120 guichês para a realização das audiências. Cerca de 250 estudantes universitários tiveram oportunidade de enriquecer a experiência profissional na prática ao atuar como conciliadores.
Comentários
Postar um comentário