Boa pauta para a próxima terça-feira (8/9). Divulga a assessoria de imprensa do Sebrae-CE: "Com a presença do ministro extraordinário da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolim, e do governador Cid Gomes (PSB), acontece nesta terça-feira, 08/09, a partir das 9 horas, no Auditório do Sebrae-CE, o II Fórum Cearense de Discussão sobre o Comércio e a Qualidade do Pescado.
Integrando a programação da Semana do Peixe, que acontece de 1 a 14 de setembro, e com a parceria do Sebrae no Ceará, o evento vai marcar o lançamento do Grupo de Trabalho Permanente da Pesca e Aqüicultura do Estado e o Bolsa Defeso, destinada aos pescadores de lagosta durante o período de proibição da captura do crustáceo.
Durante o encontro, serão debatidos temas como “As perspectivas para o mercado interno da lagosta” e o “Pescado na merenda escolar”, além da realização de uma mesa redonda sobre as estratégias para o desenvolvimento do pescado, com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, UFC, Adece, Associação Cearense de Supermercados, Ceasa, Dnocs e Conab.
Em seu sexto ano, a Semana do Peixe tem o objetivo de estruturar a cadeia produtiva dos pescados e estimular o consumo no Brasil. O brasileiro consome, em média, sete quilos de peixe por ano, pouco mais que a metade do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 12 quilos/ano.
Com um litoral generoso, com aproximadamente oito mil quilômetros de extensão, e muitos rios e reservatórios de água doce, o Brasil poderia ter no pescado a sua principal fonte de proteína.
Para assegurar uma maior oferta na mesa do brasileiro, a meta do Ministério da Pesca e Aqüicultura é aumentar a produção anual de 1,05 milhão de toneladas para 1,43 milhão e subir a média de consumo para nove quilos anuais por habitante.
Outra estratégia é incluir mais peixe no cardápio da merenda escolar, ampliando para dois os dias em que o pescado estará nas 37 milhões de refeições escolares servidas por dia no Brasil."
Comentários
Postar um comentário