Palavra da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) sobre a inauguração do Centro Urbano de Cultura, Arte, Esporte e Ciência (Cuca) Che Guevara, amanhâ, inicio da noite, na Barra do Ceará:
É um sonho realizado este Cuca, o primeiro de uma série de seis?
Luizianne Lins - " É mesmo Lauriberto, porque o Cuca eu posso dizer que desde da idealização, ou seja, a ideia do Cuca é minha. Como militante de juventude que fui e ao mesmo tempo como sabedora dos problemas da juventude. Então de uma forma geral, eu acho que este momento para nós de inauguração, que é um sonho e que o mais importante. Cada Cuca vai beneficiar três mil e quinhentos jovens por dia em cursos de formação nessa área cultural, de esporte, de informática e de uma forma geral de tudo que o jovem gosta: cinema, teatro, anfiteatro, piscina semi-olímpica, quadra poliesportiva coberta, descoberta. Então a ideia é que a juventude se aproprie desse ambiente. Esse primeiro é da Regional um, mas o nosso desejo é que até 2012 nós estejamos inaugurando seis. E eu não tenho, hoje, conhecendo a realidade brasileira do campo da juventude como eu conheço, vai ser a maior política pública de juventude desse País. Eu não tenho a meno dúvida disso e talvez por isso esteja merecendo a atenção de tanta gente, tantos prefeitos querendo conhecer a experiência. E eu digo que o Cuca é uma atração fatal para a juventude. Ou seja, a juventude não tem como não se apaixonar por aquele espaço. Porque quando ele não atrair de nenhuma forma a juventude, vai atrair para seu espaço de socialização e de de contemplação. Porque as vezes o jovem está desinteressado em alguma coisa, ele volte a sonhar. Um dado importante é que os Cucas vão funcionar até meia noite e que ele vai funcionar de segunda a segunda. Esse é o objetivo para que intensamente os jovens sejam absolvidos por essa ideia, que são os Centros Urbanos de Cultura, Arte, Esporte e Ciência da Prefeitura de Fortaleza".
Um acompanhamento psicológico e pedagógico tem que ser feito junto aos jovens usuários do Cuca, a fim de que eles não apenas se "apropriem" do aparelho, como disse a Prefeita, mas também sintam orgulho dele, a ponto de preservar e zelar por aquele bem comum.
ResponderExcluir