A AD2M informa:
"A gastronomia é um dos eixos do turismo e quando um destino consolida esse setor, certamente se destaca frente aos demais. No Ceará, os empresários do setor de alimentação já entenderam a necessidade de profissionalizar a gastronomia local, tanto que estão à procura de cursos de capacitação para fomentar seus negócios.
A Faculdade do Nordeste (Fanor) vem suprir essa necessidade com o lançamento do Centro de Gastronomia Fanor. O evento aconteceu na última quinta-feira (24), reunindo imprensa e profissionais de gastronomia para um banquete promovido pelo chef Fernando Barroso. A cozinha experimental surgiu da necessidade de capacitar os estudantes de turismo para um mercado promissor e que depende de uma mão-de-obra especializada para lidar com um público exigente.
A expectativa da Fanor, de acordo com Samira Lodi, coordenadora do curso de Turismo, é desenvolver profissionais qualificados para atender a uma demanda de mercado. “O turismo no Ceará cresce a cada ano, atraindo pessoas do mundo inteiro em busca de nossas belezas naturais, dos atrativos e com serviços de qualidade. Neste sentido a gastronomia exerce um papel fundamental no acolhimento ao turista. O Centro Gastronômico Fanor vem para formar profissionais que façam a diferença e multipliquem esse conhecimento”, explica Samira.
O Turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil e no mundo, movimentando, direta ou indiretamente mais de US$ 4 trilhões (2004), gera em torno de 170 milhões de postos de trabalho, o que representa um de cada nove empregos criados no mundo, segundo a Organização Mundial de Turismo, isto representa 10,6% da força de trabalho global.
Neste cenário de fomento ao turismo, o curso de Gastronomia é um dos mais procurados do Brasil. Isso porque a culinária de cada região é reconhecida como patrimônio imaterial de fomento ao turismo, sendo uma das bases e fatores de atração desta atividade."
Na foto Márcia Falcão, ex-aluna da Fanor, agora comandando seu prório catering (serviço alimentar em lugares remotos).
Comentários
Postar um comentário