Dégagé informa:
"Estamos no quarto dia do Festival Curta Canoa. A programação começou muito cedo com oficinas de Colagem, Cinema Digital e Animação em Canoa Quebrada e na cidade de Aracati/CE. A cidade respira a sétima arte envolvendo moradores, cineastas e turistas. Antecedendo as mostras competitivas, o V Curta Canoa prestará homenagem ao Senador Inácio Arruda e ao empresário aracatiense Luís Nogueira, um dos fundadores da Associação de Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq), a ser realizada ás 19h, no Pólo de Lazer.
Hoje a Mostra Competitiva começa com a categoria de vídeos. Desde às 19h30, com “Josué e o Pé de Macaxeira”, de animação, com duração de 12 minutos, do diretor carioca Diogo Viegas, que conta a história de um personagem que troca seu burro por macaxeiras mágicas. Logo depois, será exibidoÓpera do Malandro. O roteiro passa por um garoto que precisa fazer uma redação criativa para passar de ano em sua recuperação. Pensando no que escrever, ele começa a imaginar situações envolvendo músicas conhecidas de Sérgio Mallandro, o vídeo é do cineasta paulista André Moraes. Nesta noite também será exibido “O dia M”, ficção, com duração de 14’40”, do cineasta Paulo Leierer, que narra a história do personagem Almeida que descobre só ter mais alguns dias para viver. As más notícias, entretanto, não parecem afetar as pessoas próximas a ele. Enquanto isso, Almeida se vê obrigado a organizar os preparativos para a própria morte, mas sem certeza de como será seu futuro.
Fechando a Mostra de vídeos, será exibido “A Menina que Pescava Estrelas”, com direção de ítalo Cajueiro, que na história mostra que “mais do que guias, as estrelas servem como uma parábola materna sobre a vida, na tentativa de fazer uma criança compreender o inexplicável”.
Na tela, após terminar a sessão de vídeos, acontece apresentação da Mostra Competitiva de filmes, iniciando com “Calango Lendo”, categoria animação, do diretor Fernando Miller. Em seguida, a exibição do documentário “A Montanha Mágica”, do cineasta cearense Petrus Cariry. Por último a exibição do filme de ficção “Torpedo”, do cineasta Márcio Câmara. E finalizando o quarto dia do festival teremos apresentação do longa metragem “Patativa do Assaré - Ave é poesia”, do cineasta Rosemberg Cariry,
O V Festival Latino Americano de Curta Metragem, o Curta Canoa, acontece até terça que vem (8/9). O evento é uma realização da J. A. Lima Produções. Promoção Conta com patrocínio do Banco do Nordeste, Fazauto, Coelce, Ministério do Turismo e co-patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil e SEBRAE/CE. Tem apoio institucional do Governo do Estado do Ceará através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Governo Federal por meio do Ministério da Cultura através da Secretaria do Audiovisual."
Comentários
Postar um comentário