Uma iniciativa do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, o evento discute políticas públicas de saúde para o atendimento odontológico hospitalar. O debate contará com a presença do coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, além de representante da Secretaria de Saúde do Município e da comissão de saúde da Câmara dos Deputados.
Outro tema em destaque é a correção de problemas na ATM (articulação temporomandibular), com palestra de 12h às 17h30, com Larry Wolford (EUA), cirurgião-dentista que atua no Centro Médico da Universidade Baylor em Dallas, Texas.
“Fortes dores na base do rosto, ao movimentar o queixo e mastigar são os principais sintomas apresentados por pessoas com doenças da ATM, denominação mais conhecida da articulação temporomandibular”, afirma o cirurgião-dentista cearense Renato Luiz Maia, presidente do Cobrac 2009. “Nos casos mais graves, se não for tratado, o problema pode levar a deformidades severas, comprometimento da fala, da digestão, levando não apenas a conseqüências físicas, mas também a transtornos psicológicos e sociais", complementa. Os processos inflamatórios podem inclusive provocar uma espécie de “soldagem” na articulação, causando perda de movimentos importantes para a mastigação.
A articulação ATM é a estrutura de ligação da arcada dentária inferior e superior. É responsável pela mastigação e constituída por músculos, tendões, ligamentos e cartilagens. Segundo o cirurgião-dentista, doenças na ATM são mais comuns na idade adulta, de 20 a 50 anos, e afetam principalmente mulheres.
De acordo com o presidente do Cobrac 2009, o tratamento cirúrgico é indicado para os casos mais graves. "Um grande avanço dessa área que será apresentado no congresso é o uso de próteses articulares personalizadas para substituir a estrutura danificada pela doença", destaca.
Participam do Cobrac 2009 cerca de 1.500 profissionais da especialidade de odontologia (cirurgiões buco-maxilo-faciais, ortodontistas e implantodontistas) de todo o país. O congresso conta com 60 conferências de palestrantes nacionais, 10 cursos internacionais e a apresentação de 600 trabalhos científicos.
Estão envolvidos na programação 65 palestrantes, sendo 10 cirurgiões buco-maxilo-faciais estrangeiros de referência internacional. Entre eles William Arnett (EUA - doutor em Cirurgia Oral e Maxilo-Facial), Stephen Feinberg (EUA - PhD em Patologia Experimental) e Anthony Pogrel (EUA - presidente do Departamento de Cirurgia Oral e Maxilo-Facial do UCSF Medical Center, na Califórnia). Entre os destaques nacionais estão Mario Gabrielli(presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e professor da Faculdade de Odontologia de Araraquara-Unesp) e Eduardo Santana (doutor pela Faculdade de Odontologia de Bauru-USP e professor da instuição). Informações de Luciana Cadé.
Comentários
Postar um comentário