A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) foi uma das últimas a deixar a festa de lançamento do Anuário do Ceará 2009-2010, na noite passada, no La Maison Dunas. Bastante leve, Luizianne circulou num modelito preto básico com um generoso decote. Ela disse para este blog que está realizando um sonho com a inauguração do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) Che Guevara, no próximo dia 21, na Barra do Ceará. Falou também do atraso nas obras do Hospital da Mulher. Eis trechos da entrevista que fiz com a prefeita e que veiculei há pouco no Show da Madrugada, da 810 Verdinha AM:
Prefeita uma das principais promessas de campanha a senhora inaugura no próximo dia 21 um Cuca já denominado Che Guevara com a presença do presidente Lula, de ministros e do jogador Ronaldo. É um sonho realizado este Cuca, o primeiro de uma série de seis?
Luizianne Lins - É mesmo Lauriberto, porque o Cuca eu posso dizer que desde a idealização, ou seja, a ideia do Cuca é minha. Como militante de juventude que fui e ao mesmo tempo como sabedora dos problemas da juventude. Então de uma forma geral, eu acho que este momento para nós de inauguração, que é um sonho e que o mais importante. Cada Cuca vai beneficiar três mil e quinhentos jovens por dia em cursos de formação nessa área cultural, de esporte, de informática e de uma forma geral de tudo que o jovem gosta: cinema, teatro, anfiteatro, piscina semi-olímpica, quadra poliesportiva coberta, descoberta. Então a ideia é que a juventude se aproprie desse ambiente. Esse primeiro é da Regional um, mas o nosso desejo é que até 2012 nós estejamos inaugurando seis. E eu não tenho, hoje, conhecendo a realidade brasileira no campo da juventude como eu conheço, vai ser a maior política pública de juventufe desse País. Eu não tenho a meno dúvida disso e talvez por isso esteja merecendo a atenção de tanta gente, tantos prefeitos querendo conhecer a experiência. E eu digo que o Cuca é uma atração fatal para a juventude. Ou seja, a juventude não tem como não se paixonar por aquele espaço. Porque quando ele não atrair de nenhuma forma a juventude, vai atrair para seu espaço de socialização e de de contemplação. Porque as vezes está desinteressado em alguma coisa, ele volte a sonhar. Um dado importante é que os Cucas vão funcionar até meia noite e que ele vai funcionar de segunda a segunda. Esse é o objetivo para que intensamente os jovens sejam absolvidos por essa ideia, que são os Cucas.
Prefeita e o Hospital da Mulher? Há uma expectativa de inaugurar este ano a primeira ala?
Luizianne Lins - Nós estamos correndo. É uma obra muito grandiosa. São 20 mil metros quadrados de área construída com 40 mil metros quadrados de área total. Nós tivemos um corte muito cruel. Porque foram R$ 36 milhões, que viriam do Cuca com uma emenda de bancada que não foi executada, em função da crise econômica. Isso para nós trouxe um prejuízo no tempo que a gente queria. Já era para no final do ano passado, a gente ter inaugurado o primeiro módulo. Então em função dessa queda. Ninguém esperava essa crise. Ela pegou todo mundo de surpresa e então isso fez com que a gente adiasse o sonho. Mas a Prefeitura já está com R$ 17 milhões de aporte próprio para poder não deixar que a ideia morra e nem muito menos que a construção pare. Mas a ideia é que agora e a pauta com o presidente Lula vai estar incluído recursos para o Hospital da Mulher para gente entregar até o final desse Governo ele todinho do jeito que a gente sonhou e a gente desejou para o povo de Fortaleza.
Comentários
Postar um comentário