O atraso nas obras do aeroporto de Viracopos em Campinas (SP) preocupam em muito a Azul. O comandante Miguel Dau, vice-presidente técnico operacional da companhia, ao responder pergunta deste blog se mostrou bastante apreensivo com a informação que o Viracopos só deverá ser ampliado no início de 2010. "É um período de chuvas e se fechar a pista principal para utilizarmos a pista de taxiamento, a coisa complica muito. Temos ainda o problema que é geral para os aeroportos de todo o Brasil é que a pista de pátio. Ela é muito pequena em todos os aeroportos. É um problema crônico. E o terminal de passageiros em Viracopos já está perto de estourar sua capacidade. Mas aeroporto não é somente terminal de passageiros. Ele é pista, pátio e quando pensamos na Copa do Mundo de Futebol de 2014, quando ela já começa a se afunilar isso nos preocupa muito", desabafou.
A Azul é a principal operadora do Viracopos. Ela é hoje a terceira empresa aérea do Brasil, perdendo para TAM e GOL. Em Viracopos em sete meses de operação tem 18 rotas para 14 cidades. O Viracopos antes da Azul 19 voos, hoje são 42 com a Azul. A projeção é aumento de mais linhas a partir de 2010. "Serão cinco ou seis novas, que ainda estamos estudando a malha", disse o presidente executivo, Pedro Janot.
A Azul tem hoje uma frota de 12 jatos Embraer, sendo sete do modelo 190 e cinco do 195. Até o final deste ano a frota será aumentada em mais dois. Mas a Azul já encomendou 36 aeronaves e fez opção de compra para outras 40. Ao final de 2013 a Azul pretende conectar 25 cidades no Brasil.
Hoje as cidades ligadas pela Azul são Campinas, Fortaleza, Recife, Salvador, Maceió, Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Navegantes, Rio de Janeiro, Campo Grande, Vitória, Manaus e Belo Horizonte. Ela realzia mais de 80 voos por dia
Comentários
Postar um comentário