No Dia do Jovem Aprendiz, celebrado neste 24 de abril, exemplos não faltam na Empresa Vitória. O período de experiência para muitos, que estagiam na empresa de transporte público urbano em Caucaia e Região Metropolitana de Fortaleza, tem se transformado em oportunidade de carreira. Sobre essa sugestão de pauta, compartilho mais informações.
Da experiência às oportunidades de crescimento na carreira, Empresa Vitória se destaca no Programa Jovem Aprendiz.
Maiara de Oliveira, Rafael Caúla e Luan Duarte souberam aproveitar as oportunidades, que tiveram dentro da Empresa Vitória, que atua no setor de transporte público urbano no vizinho município de Caucaia e Região Metropolitana de Fortaleza. Eles começaram como jovem aprendiz e, com dedicação, comprometimento e capacitação, transformaram o período de experiência em uma carreira sólida. Desde, que foi implementado, no ano de 2009, o programa já contemplou 597 jovens. E pelo menos 25, que seguiram na empresa, desde 2020, já foram promovidos em diferentes funções.
Uma década separa a jovem aprendiz Maiara de Oliveira (foto) ao cargo, que ocupa atualmente de auxiliar administrativo.
- Essa oportunidade possibilitou o meu crescimento profissional”, ressalta, acrescentando, que:
- Cada etapa constrói o nosso futuro”.
Para ela, o programa foi essencial na sua carreira.
Já a trajetória de Rafael Caúla dentro da Vitória foi inspirada no orgulho do seu pai em vestir a camisa da empresa como motorista. Ele também começou como jovem aprendiz, fase que considera um marco na sua carreira.
O estágio de Rafael (foto) foi no setor de Tecnologia da Informação (TI) e, devido ao seu desempenho, conseguiu uma vaga como funcionário no Controle de Manutenção logo após o encerramento do contrato de experiência. Com o passar do tempo, ele foi promovido como analista de TI, podendo colocar em prática os novos conhecimentos adquiridos no curso de Ciência da Computação.
A dedicação aos estudos tem feito Rafael abraçar novas oportunidades, estando hoje com um novo desafio como coordenador de Marketing.
- O que carrego comigo, desde os tempos de aprendiz, é a certeza de que a aprendizagem é constante. Sempre há algo novo para aprender ou uma forma diferente de fazer melhor o que já sabemos. Esse espírito é o que me guia até hoje”, comenta.
Luan Duarte (foto), por sua vez, ocupa atualmente o cargo de auxiliar de Operação. Mas, até essa oportunidade chegar, ele também foi um jovem aprendiz na Vitória, no setor de Monitoramento, mesmo sem ter experiência alguma.
- Minha vontade de aprender sempre foi muito grande. Aos poucos, fui entendendo os processos, me adaptando à rotina e absorvendo tudo que podia. Aprendi não só sobre o trabalho em si, mas, também, sobre responsabilidade, compromisso e trabalho em equipe”, descreve Luan.
Esse espírito fez com que ele fosse chamado de volta, mas como funcionário, alguns meses após o encerramento do seu contrato de estágio. Hoje, continuo aprendendo e crescendo na empresa, com ainda mais motivação para seguir evoluindo”, comemora.
“A maior recompensa com as contratações de jovens aprendizes é saber, que a empresa é uma referência para eles e, muitas vezes, a oportunidade do primeiro emprego. Muito nos orgulha fazer parte dessa trajetória profissional e ver o brilho nos olhos de cada um", diz Luís Guimarães, diretor-executivo da Empresa Vitória.
Atualmente, são 41 adolescentes engajados nos setores Administrativo, Manutenção e Tráfego, oriundos dos municípios de Caucaia (85%) e Fortaleza (15%). Desse total, 27 são homens e 14 mulheres. Por meio do programa Jovem Aprendiz, a Empresa Vitória cria oportunidades de emprego e, ao mesmo tempo, supre a necessidade da formação de mão de obra qualificada e adaptada para a realidade do mercado.
Serviço
- Empresa Vitória.
- Avenida Dom Almeida Lustosa, 339, Parque Albano-Caucaia/CE.
- Site empresavitoria.com.br
- Instagram @empvitoria
Comentários
Postar um comentário