Pular para o conteúdo principal



Felicidades

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (14/3/2025), para:

  • 73 anos de Getúlio Oliveira Arrais.
  • 72 anos de Consuêlda Andrade Azevedo.
  • 70 anos do radialista Francisco de Assis Pereira (foto).
  • 68 anos de Henrique Gondim.
  • 67 anos de Francisco de Assis Bernardo de Souza.
  • 65 anos de radialista Aureliano Ramos.
  • 63 anos de Augusto César Diógenes.
  • 54 anos de Jaelsom Gurizada.
  • 44 anos de Kleber Martins.
  • 35 anos de Thalita Cath.
  • 34 anos de Thalia Nascimento.
  • 29 anos do jornalista Rafael Araújo (foto).
  • 29 anos de Gustavo Neto.
  • 28 anos de Taynara Braga.
  • Radialista Francisco Marcos de Oliveira Nunes.
  • Radialista Marcelo Lopes Tavares.
  • Alcileide Carvalho Alves.
  • Eric Diniz Campêlo.
  • Jogador do Ceará, Fabiano Souza.
  • Cecília Bichuche (foto)r.
  • Médico Weiber Xavier (foto).
  • Daniel Arruda (foto).
  • Stella Salles (foto).
  • Advogado Edson Santana.



Arquivo Nirez para 14 de março na História de Fortaleza:
  • 1777 - Empossado o 10º Ouvidor Geral do Ceará, José da Costa Dias e Barros.
  • 1885 - Começa a circular em Fortaleza um jornal com o nome de “Parafuso”.
  • 1892 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o capitão-tenente Sabino de Azeredo Coutinho, substituindo o 1º tenente José Tomás Lobato de Castro.
  • 1903 - Publicada, em Fortaleza, a revista Boemia dos Novos, literária, com redação de Vicente de Arruda Gondim, José Clodoveu de Arruda Coelho (Clodoveu Coelho) e Meira Filho. Era mensal e impressa na Tipografia Minerva.
  • 1912 - Funda-se em Fortaleza o Clube dos Repórteres, primeira entidade da classe jornalística no Ceará, de duração efêmera. Instalou-se no dia 23.
  • 1914 - O Governo da República decreta intervenção no Estado do Ceará, nomeando para Interventor o coronel Fernando Setembrino de Carvalho, comandante da guarnição Federal, que assumiu no dia 15.
  • 1925 - Aparece a firma Alves, Medeiros & Companhia, importadora, na Rua Major Facundo, 114, tendo como sócios Antônio Augusto Alves, Paulo Hortêncio de Medeiros e Myrtil Meyer.
  • 1926 - A Light inaugura o trecho de linha de bondes que vai da Praça Fernandes Vieira até a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, com o nome de Jacarecanga, indo pela Rua Guilherme Rocha e Avenida Filomeno Gomes, fazendo ponto nesta e voltando pelo mesmo caminho.
  • 1927 - Suspensas as obras do Viaduto Lucas Bicalho (Ponte dos Ingleses), que vinha sendo construído pela firma inglesa Norton Griffiths & Co., Ltda., que construiu apenas 255 metros de estacadas com 100 metros de estrado.
  • 1930 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 43 anos de idade, o cônego Plínio Teixeira Pequeno, cearense de Icó nascido a 27/11/1886.
  • 1943 - O atleta Carlos Silva Freitas vence a Prova Heroica dos 5 mil metros de nado.
  • 1944 - Suicida-se, saltando do sexto andar do Edifício Diogo, o jovem José Borges Farias, funcionário da “Ceará Light”.
  • 1950 - Morre, em Fortaleza, o ex-Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom Manuel da Silva Gomes, cujo corpo foi trasladado para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde ficou exposto à visitação pública, sendo em seguida sepultado na Cripta da Catedral em construção. Nascera em Salvador, Bahia, no dia 14/3/1876. Hoje seu nome está em avenida no centro de Fortaleza.
  • 1952 - Eleição para escolha das Diretoria, Conselho Fiscal e a Comissão de União e Defesa da Classe do Centro Médico Cearense. Com o resultado: Presidente - Silvio Ildeburque Leal (Sílvio Leal); Vice-Presidente - Paulo de Melo Machado (Paulo Machado); 1º Secretário - Washington Carneiro Baratta Monteiro (Washington Barata); 2º Secretário - Adalberto Studart Filho; Tesoureiro - Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves (Geraldo Gonçalves); Bibliotecário - Ricardo Gouveia. Conselho Fiscal - José Ribeiro da Frota, Eliezer Studart da Fonseca e Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço). Comissão de União e Defesa da Classe: - Newton Teófilo Gonçalves (Newton Gonçalves), João Luís de Oliveira Pombo, Haroldo Gondim Juaçaba (Haroldo Juaçaba); José Carlos Ribeiro e Livino Virgínio Pinheiro (Livino Pinheiro).
  • 1962 - O governador do Estado, José Parsifal Barroso desapropria terreno na Aldeota pertencente a Carlos Gracie, residente no Rio de Janeiro, localizado entre a Rua Deputado Moreira da Rocha, Rua Silva Paulet, Rua Tenente Benévolo e Avenida Barão de Studart, para construção no local, do Palácio da Abolição.
  • 1966 - O Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Ceará é fundado, com sede no Palácio do Comércio, 2º andar, sala nº 1.
  • 1968 - Muda de comando o 23º Batalhão de Caçadores, quando assume o coronel João Olímpio Filho, rio-grandense do norte.
  • 1973 - Toma posse, na Secretaria de Segurança Pública, o coronel José Aragão Cavalcante.
  • 1974 - Morre o desembargador Joaquim Olímpio da Silveira Carvalho, cearense de Ipu nascido a 02/01/1899.
  • 1975 - Entregue ao povo de Fortaleza a nova Avenida José Bastos, abrangendo da Carapinima até a General Osório de Paiva; passando pela Rua Augusto dos Anjos e também a segunda etapa do 4ª Anel Viário de Fortaleza.
  • 1975 - Às 17 horas é inaugurado o Centro de Recursos Naturais Engenheiro Agrônomo José Guimarães Duque, com área de 131 mil metros quadrados, projeto do arquiteto Jorge Neves, construído pela Gama Engenharia.
  • 1975 - Recebem, na Academia Cearense de Letras, das mãos do governador César Cals de Oliveira Filho, a Medalha José de Alencar, os intelectuais, tabelião Cláudio Martins e historiador Raimundo Girão.
  • 1975 - Inauguradas, mais duas escolas em Fortaleza. Às 9h30min, o Grupo Escolar Dona Ilza Diogo, no Conjunto Nova Assunção; e às 16 horas, a Escola Integrada Dr. César Cals, na Rua Domingos Olímpio.
  • 1979 - Criada, pela Lei 10.249, a Secretaria de Comunicação Social, que teve como primeiro secretário o jornalista cearense José Rangel Araújo Cavalcante (Rangel Cavalcante), radicado na época em Brasília.
  • 1982 - Morre em Fortaleza, aos 89 anos de idade, o médico José Leite Maranhão, ex-prefeito de Fortaleza, cujo sepultamento ocorre no Parque da Paz. Era nascido no distrito de Coité, no Município de Milagres, no dia 10/8/1894.
  • 1983 - A Praça Murilo Borges é inaugurada, ao lado do edifício do Banco do Nordeste de Brasil-BNB, entre a Rua da Assunção, Rua Pedro I e Rua Floriano Peixoto, iniciativa do próprio banco que adquiriu e demoliu as casas que ali ficavam. Hoje o prédio pertence à Justiça. O arquiteto foi Otacílio Teixeira Lima Neto.
  • 2002 - Visto em Fortaleza, pelo astrônomo Cláudio Benevides Pamplona (Cláudio Pamplona), o cometa Ikeya-Zhang, que será visto até 5/4.
  • 2014 - Encontrado morto por uma paulada, com a cabeço envolta em um saco plástico, Djanir Pinheiro Landim, que foi Rei Momo de Fortaleza nos anos 1994 a 1998 e em 2009. Ele era aeroviário e trabalhou vários anos no Aeroporto Pinto Martins.
  • 2015 - O jornalista Luciano Diógenes morre. Foi jornalista do “Correio do Ceará”, dos Diários Associados, trabalhou no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas e publicou o livro “Os Sete Pecados da Capital”. Por muitos anos publicou o livro “Personalidades do Ceará”.
  • 164 anos da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.
  • 125 anos do nascimento do compositor Zequinha Reis-Na primeira metade da década de 1950 seu choro "Saudades do Rio" foi veiculado no Programa "Pessoal da velha guarda" criado e apresentado por Almirante na Rádio Nacional, e que contava com a participação de músicos como Pixinguinha, Benedito Lacerda e seu Regional, Raul de Barros e o Grupo dos Chorões e a Orquestra do Pessoal da Velha Guarda; em 1959, o choro "Saudades do Rio" foi gravado por Jacob do Bandolim no estúdio da Rádio MEC.
  • 80 anos a morte do compositor, regente e professor fluminense Francisco Braga.
  • 40 anos da criação do Arquivo Público do Distrito Federal.

Com informações:

  • Apcdec.
  • Arquivo Nirez.
  • Facebook.
  • Frisson News.
  • Salete Araújo.
  • Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Carnaval movimenta R$ 744 milhões no Ceará

Com o Carnaval 2025, o Ceará se consolida como um dos destinos mais procurados do Brasil para os dias de Folia. Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), a festa em 2025 deverá movimentar R$ 744,2 milhões no Estado, um crescimento de 18,3% em relação a 2024r. O dado reflete o fortalecimento da região como destino turístico, impulsionado por investimentos estratégicos na promoção e infraestrutura. O cenário positivo indica que o período carnavalesco segue como um dos mais importantes para o setor, garantindo lazer e impactos diretos na Economia local. O Visite Ceará destaca a importância de tal movimentação no primeiro semestre do ano, que costuma apresentar menos eventos de grande porte em comparação com o segundo. - A combinação de infraestrutura qualificada, diversidade cultural e belezas naturais torna o nosso Estado um dos locais mais atrativos para quem busca aproveitar o Carnaval. Além das festas, é uma opção que representa descanso e oportunidade de entretenimento com...

McDonald’s apresenta McFish & Chips com batatas rústicas

McFish voltou e não veio sozinho: McDonald’s apresenta McFish & Chips com batatas rústicas e parceria com Duolingo. Marcas se unem para apresentar todo o sabor do McFish & Chips, releitura do típico prato britânico, que combina o McFish com as novas batatas rústicas. Ele está de volta! Para a alegria dos fãs, o McFish retorna ao cardápio do Méqui e traz companhias especiais - no cardápio e na campanha! A surpresa dessa temporada começa com a novidade das batatas rústicas, que chegam como acompanhamento do icônico sanduíche de peixe e compondo o McFish & Chips. Além disso, o Méqui firmou parceria com a coruja mais famosa da internet, o Duo - mascote do Duolingo -, que tem como missão apresentar a novidade de forma autêntica e divertida e ajudar os consumidores brasileiros a pedir a dupla. Quem conhece o tradicional fish and chips já pegou a referência! A inspiração do McFish & Chips vem de terras britânicas, onde essa dupla - peixe empanado e batatas fritas - formam um...

Como evitar Inchaço e Cansaço na Folia

Carnaval e a Saúde das Pernas: Como evitar Inchaço e Cansaço durante a Folia. O Carnaval é um dos eventos mais aguardados do ano, mas também pode ser um desafio para a Saúde Vascular. O calor, o tempo prolongado em pé e a hidratação inadequada são fatores, que contribuem para o Inchaço e o desconforto, comprometendo o bem-estar dos foliões.  De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), queixas relacionadas a Inchaço e dor nas pernas aumentam em até 30% no Verão, tornando o tema ainda mais relevante no Carnaval. A cirurgiã vascular e angiologista doutora Ilana Barros explica, que esses sintomas podem ser evitados com cuidados simples, garantindo uma experiência mais saudável e sem intercorrências.  - O calor dilata os vasos sanguíneos, e a permanência prolongada em uma mesma posição pode agravar a retenção de líquidos. Pequenas mudanças de hábito ajudam a minimizar esses efeitos”, ressalta a especialista. Sinais de alerta : Embora o Inch...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Carnaval movimenta R$ 744 milhões no Ceará

Com o Carnaval 2025, o Ceará se consolida como um dos destinos mais procurados do Brasil para os dias de Folia. Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), a festa em 2025 deverá movimentar R$ 744,2 milhões no Estado, um crescimento de 18,3% em relação a 2024r. O dado reflete o fortalecimento da região como destino turístico, impulsionado por investimentos estratégicos na promoção e infraestrutura. O cenário positivo indica que o período carnavalesco segue como um dos mais importantes para o setor, garantindo lazer e impactos diretos na Economia local. O Visite Ceará destaca a importância de tal movimentação no primeiro semestre do ano, que costuma apresentar menos eventos de grande porte em comparação com o segundo. - A combinação de infraestrutura qualificada, diversidade cultural e belezas naturais torna o nosso Estado um dos locais mais atrativos para quem busca aproveitar o Carnaval. Além das festas, é uma opção que representa descanso e oportunidade de entretenimento com...

McDonald’s apresenta McFish & Chips com batatas rústicas

McFish voltou e não veio sozinho: McDonald’s apresenta McFish & Chips com batatas rústicas e parceria com Duolingo. Marcas se unem para apresentar todo o sabor do McFish & Chips, releitura do típico prato britânico, que combina o McFish com as novas batatas rústicas. Ele está de volta! Para a alegria dos fãs, o McFish retorna ao cardápio do Méqui e traz companhias especiais - no cardápio e na campanha! A surpresa dessa temporada começa com a novidade das batatas rústicas, que chegam como acompanhamento do icônico sanduíche de peixe e compondo o McFish & Chips. Além disso, o Méqui firmou parceria com a coruja mais famosa da internet, o Duo - mascote do Duolingo -, que tem como missão apresentar a novidade de forma autêntica e divertida e ajudar os consumidores brasileiros a pedir a dupla. Quem conhece o tradicional fish and chips já pegou a referência! A inspiração do McFish & Chips vem de terras britânicas, onde essa dupla - peixe empanado e batatas fritas - formam um...

Como evitar Inchaço e Cansaço na Folia

Carnaval e a Saúde das Pernas: Como evitar Inchaço e Cansaço durante a Folia. O Carnaval é um dos eventos mais aguardados do ano, mas também pode ser um desafio para a Saúde Vascular. O calor, o tempo prolongado em pé e a hidratação inadequada são fatores, que contribuem para o Inchaço e o desconforto, comprometendo o bem-estar dos foliões.  De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), queixas relacionadas a Inchaço e dor nas pernas aumentam em até 30% no Verão, tornando o tema ainda mais relevante no Carnaval. A cirurgiã vascular e angiologista doutora Ilana Barros explica, que esses sintomas podem ser evitados com cuidados simples, garantindo uma experiência mais saudável e sem intercorrências.  - O calor dilata os vasos sanguíneos, e a permanência prolongada em uma mesma posição pode agravar a retenção de líquidos. Pequenas mudanças de hábito ajudam a minimizar esses efeitos”, ressalta a especialista. Sinais de alerta : Embora o Inch...